Fórum Ilha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

+10
DJ Keko
P781
Apolonilda
Briçocs
Polly Deleite
Emy
cloud
tuts
Tony-Souza
Ftcv
14 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por mah_blackt Qua Jun 13, 2012 2:21 pm

POBRES FORMIGUINHAS INOCENTES!!! E PENSAR EM TANTAS CIDADES E REINOS FORMIGAIS JÁ DESTRÓI!
mah_blackt
mah_blackt
Nivel 6

Mensagens : 62
Pontos de reputação : 1
Data de inscrição : 20/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Ftcv Qui Jun 14, 2012 1:11 am

Enquanto não me explicarem porque uma vida vale mais que a outra, eu continuo correto, e bombsb pode me chamar de Felipe, e formigas foi só o exemplo que eu usei por ser o ideal, mas pode contar todos os animais, a discussão do tópico é justamente o porque damos mais valor a uma vida que outra e se isso é justo.
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por luisgustavops Sex Jun 15, 2012 5:23 pm

eu acho que e meio difícil acerta uma formiga com um pau (mas isso depende da formiga).
mas eu acho que as pessoas olhao o valor da vida de acordo com o status da pessoa (seja financeiro ou status na comunidade) porque como vemos para uma pessoa que tem poder, uma outra pessoa ou animal que morra n faz diferenca desde que n o atinja (diretamente ou indiretamente).
bom eu acho que e isso porque desde o inicio dos tempos o povo disputa por poder sem se importar com os outros.(posso ta errado em alquma coisa mas e isso que vem na minha cabeca agora). Sad
luisgustavops
luisgustavops
Nivel 18

Mensagens : 187
Pontos de reputação : 5
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 27
Localização : contagem

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Dom Jun 17, 2012 11:45 pm

Eu refleti e ACHO que a vida de um inseto (por exemplo) vale menos porque eu acho que eles não tem alma. Acho que são simples maquininhas que vivem para construir seus formigueiros e coisas do tipo, por isso não chegam a nem se importar se um deles morre ali do lado, o que importa é a colônia, o todo. O individual não importa, mesmo que esse individual seja ele mesmo.
O que é diferente de um cachorro (por exemplo), que tem esse sentimento de amor e perda. Se o dono dele, ou um outro animalzinho que vivia com ele morrer, ele sente falta, sente a dor. E humanos também sentem isso. E não, eu NÃO ESTOU FALANDO que é assim. Estou falando que ACHO isso, e não tirei essa informação de lugar NENHUM, só conclui comigo mesma.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por bombsb Seg Jun 18, 2012 3:10 am

eu concordo em partes, tbm ah pq sou ateu, então não considero algumas apelativas em meu julgamento, pois bem, eu considero o fato de formigas serem pequenas psicopatinhas ambulantes que vivem por sua rainha, mais tbm considero elas como sendo seres vivos que tem um papel na decomposição de corpos por exemplo, eu tbm considero o fato de serem feias e não interagirem conosco.......
concluo aqui que o valor da vida delas é menor e que o valor da colonia delas se compara ao valor de uma vida, exemplo um dog....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Seg Jun 18, 2012 6:40 am

Calma, me perdi. Então vc acha que elas sozinhas nao tem mt valor, mas o valor da colônia delas tem o valor de uma vida?
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por bombsb Seg Jun 18, 2012 1:50 pm

eh tipo isso.....
olhe bem, quando vc mata uma formiga perto de outras, ou elas não ligam ou ela vão até o corpo e o partem para que ele sirva para a alimentação da colonia, elas vivem em forma de coletivo, sendo que outras espécies mais desenvolvidas vivem pelo individual, conclui então que o valor de uma formiga não é significativo, mas o valor de uma colonia inteira é
Compreendeu????
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Seg Jun 18, 2012 9:29 pm

Compreendi. E concordo. E embora humanos tenham muitos, em geral a gent se importa. Tá que tem o vídeo da menina que foi ignorada na China, mas até lá teve uma hora que chegou alguém que se importou. Acho que se a gente for pegar todos os humanos mesmo e colocar todos em uma situação daquelas, muitos poderiam nem se importar como aconteceu no vídeo, mas no mínimo metade faria alguma coisa. Isso porque diferente das formigas a gente tem esse sentimento de compaixão ao próximo, que em casos banais a gente foi até "treinado" a ignorar, como quando a gente vê uma pessoa necessitada na rua e tal. Mas pelo menos eu não faço nada por causa do perigo, tenho medo desses caras na rua, a gente nunca sabe. Mas nao significa que eu não queira fazer nada, tanto que eu já fiz quando me senti confortável pra me aproximar. Não muito, mas fiz. O que eu to dizendo é que eu acho que é por isso que temos alma e as formigas nao. Mesmo que a espécie humana tenha se tornado desprezível o bastante pra haver muitas excessões, em geral a gente se importa com o individual em casos extremos. Já as formigas não, parecem pequenos seres programados apenas pra sobreviver, e não pra viver.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por cloud Seg Jun 18, 2012 10:10 pm

Isso de apreço pelo cachorro é muito cultural.
Muitas culturas domesticavam lobos selvagens para ajudarem na caça e consequentemente eles acabaram ganhando apreço por eles, aí com o passar do tempo viraram domésticos.
Além do mais é muito mais fácil sentir alguma semelhança com um mamífero "bonitinho" do que com um pequeno inseto. Por exemplo, acho que serial killers que executam as ações com suas próprias mãos, são mais crueis do que um Hitler que só via as coisas por cima: Isso seria parecido com nossa relação com os animais.
E tem o fato de que os insetos aguentam bem mais, eles se reproduzem muito mais rápido. Os humanos podem até extinguir muitos mamíferos do planeta, mas nunca iriam conseguir apagar as formigas da face da terra
cloud
cloud
Nivel 21

Mensagens : 406
Pontos de reputação : 30
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Seg Jun 18, 2012 10:14 pm

Mas a gente não fala só de cachorros e formigas. Sao mamíferos e insetos em geral mesmo. Eu não me sentiria mal só por um cachorro, mas também por um ornitorrinco, por exemplo, que não é bonitinho mas passa essa ideia de que tem sentimentos e tal.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Ftcv Ter Jun 19, 2012 5:06 am

Ok, vocês já deram várias explicações do porque damos mais valor a uma vida do que a outra, mas estão falando como se houvesse uma vida mais valiosa que outra.
Uma coisa é justificar o porque damos mais valor, outra coisa é ter mais valor!
Vocês que acham que a vida de por exemplo uma formiga vale menos que a de um cachorro, parem de argumentos lixo que justificam o pq subjetivamente vc dá mais valor, seja lógico e racional e me explique com argumentos reais e não achismo, o que faria uma vida ter mais valor que outra! Já deu pra entender que vocês dão valor por afeição e apreço, mas desde quando isso é justo, racional ou torna a vida mais valiosa? Isso nem faz sentido, é algo puramente emocional, quero a razão aqui, alguém se propõem a usa-la?
Quero saber se realmente existe uma vida mais valiosa que outra, e não se existe uma afeição e julgamento emocional de valor de um pra outro, isso eu já sei, já foi muito dito e é óbvio!
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por bombsb Ter Jun 19, 2012 5:14 am

eu usei minha razão felipe, vc ignorou, por acaso????
"eu concordo em partes, tbm ah pq sou ateu, então não considero algumas apelativas em meu julgamento, pois bem, eu considero o fato de formigas serem pequenas psicopatinhas ambulantes que vivem por sua rainha, mais tbm considero elas como sendo seres vivos que tem um papel na decomposição de corpos por exemplo, eu tbm considero o fato de serem feias e não interagirem conosco.......
concluo aqui que o valor da vida delas é menor e que o valor da colonia delas se compara ao valor de uma vida, exemplo um dog....".....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Ter Jun 19, 2012 5:20 am

Não tem como eu provar, só se Deus descer aqui e falar que eu to certa ou errada. Não tem uma razão confirmada, eu acho que elas não tem alma e ponto. E como eu já disse antes, não quero me importar tanto porque se eu me importar demais vou viver uma vida triste.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Ftcv Ter Jun 19, 2012 5:25 am

Bombsb, o seu argumento até que fez sentido, mas você justificou apenas que a vida de várias formigas vale mais do que a de uma, mas não explicou porque a de um cachorro vale mais, só falou das formigas, explicou isso da importância da colonia e do individual nas formigas, mas concluiu o raciocínio com uma ligação que não foi explicada. Entende?

E emy, você tá usando um argumento sem validação nenhuma como algo coerente e lógico, isso que tá errado! Não peço a verdade universal incontestável, só peço um argumento lógico, plausível e aceitável.
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Ter Jun 19, 2012 5:29 am

É lógico, plausível e aceitável pra mim, porque na minha cabeça faz sentido. Mas eu sei que não é pra vcs, e eu não consigo concluir outra coisa. Você perguntou porque eu acho que uma vida vale mais do que a outra, e eu disse, o que eu acho é isso. Mas temos pensamentos diferentes, e eu sei que isso não é algo que eu possa tentar convencer alguém porque não tem nenhuma prova e nem eu mesma tenho certeza. Só to dizendo que acho que é assim, e vou ficar achando até que alguém me convença do contrário, porque não consigo mesmo acreditar que a vida de uma formiga vale mais ou o mesmo que a sua, por exemplo.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por bombsb Ter Jun 19, 2012 5:51 am

eu trocaria...........
Very Happy
esse tópico ta sério..........
eu acho que nossos dogmas imutáveis validam em nossas mentes o irracional, e ou defendem um ponto de vista irreal.........

lógico e racional o suficiente?????

não importa oque escreva, como escreva, Lady Emy tem seu dogma, onde a formiga eh desprezível, e o Sir Felipe tem seu dogma meio tronxo, ambientalista, onde vidas são vidas sempre de mesmo valor.....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Qua Jun 27, 2012 9:59 pm

Gostaria de deixar aqui a breve informação de que involuntariamente eu to começando a me importar mais do que devia com formigas e nao tá sendo uma experiência agradável.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por bombsb Qui Jun 28, 2012 1:24 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
ah Lady Emy, vc eh psico-lógica-mente muito fraca, eu por exemplo não mudei em nada pelas formigas.....
*não se ofenda Emy...
relêndo esta pagina percebi que não respondi uma pergunta do Felipe....
Valor da Vida
*A vida eh uma coisa Universal, sendo assim são todas iguais e de mesmo ''peso''no Universo, cabe ao homem dar valores, e taxações, sendo assim, eu como
homem, ser inteligente, atribuo o valor que eu quiser, conforme minha moral.
Mas ainda existe o senso comum que impede que eu faça m&rdas, e que
atribuí valores comuns a maioria, como é o caso dos cachorros*
Gosto???? FELIPE.....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Ftcv Qui Jun 28, 2012 1:30 am

Ainda acho que vocês estão apresentando argumentos fracos e medíocres.
E que este tópico poderia ir muito alem, tem muita coisa que ainda pode ser discutida, mas vocês estão presos em ideologias infundadas por uma mente imatura.

Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Qui Jun 28, 2012 7:59 am

Não curto me importar com as formigas e ponto final. Elas são pequenas e frágeis, é difícil cuidar delas.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Ftcv Qui Jun 28, 2012 6:25 pm

Assim são também os bebês, os idosos, os doentes mentais...
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Qui Jun 28, 2012 7:44 pm

não, não são. quando vc tá andando na rua vc não pisa em um bebê, um idoso ou um doente mental sem querer.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Ftcv Qui Jun 28, 2012 10:17 pm

Coisas inevitáveis são inevitáveis, eu não estou condenando você caminhar e pisar sem querer em algo que não viu, eu estou questionando a moral em matar e torturar propositalmente e não se importar.
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Emy Qui Jun 28, 2012 10:18 pm

Droga, não muda o post ¬¬ KKKKKKKKKKK

enfim. É o que eu to dizendo, comecei a me importar e não foi uma situação legal. Fui empurrar a água da beira da piscina pra dentro da piscina pra eu poder me sentar na beira, ai percebi que uma formiga tinha caído na piscina e chamei meu amigo pra pegar ela de volta. Quando ele achou, foi me entregar só que eu fiquei com nojo/medo de pegar ela na mão porque ela podia me picar, e ai ele foi colocar ela no piso em volta da piscina e ela sumiu na mão dele. Quando a gente conseguiu achar de novo, ela já tava na água. Ai um outro amigo meu veio correndo e afogou ela. E eu fiquei me sentindo culpada por ter empurrado ela lá dentro, se não fosse por mim ela não teria morrido. Fiquei que nem uma babaca me sentindo uma assassina na beira da piscina. E a partir desse momento decidi que serei uma assassina a sangue frio mesmo. Se for pra morrer, que morra. Não quero ficar me importando em momento nenhuma, porque se eu me importo em uma hora, tenho que me importar em todas, é difícil encontrar um meio termo.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Ftcv Sex Jun 29, 2012 3:10 am

Dava pra ser evitado facilmente isso, aqui em casa as vezes aparecem muitas formigas, já passei muito tempo em sitio, já convivi com muitas formigas, e não precisava ficar me torturando com sentimento de culpa, simplesmente porque não fiz mal a nenhuma e nem foi desgastante salvar uma ou outra de vez em quando, por exemplo, eu tava na piscina e via uma na boia, sacudia a boia fora piscina, ela caia no chão e eu voltava pro que tava fazendo, se eu não tivesse visto ela e subisse na boia e ela caísse na água eu tirava com a mão, ela nunca mordeu, mais preocupada em sair da água do que em te agredir sem sentido.
Vivo aqui com muitas formigas e nem fico me desgastando ou sofrendo por nenhuma, simplesmente porque elas não mexem comigo nem eu com elas. Aprendi a viver em harmonia com elas e não foi nenhum sacrifício desses mimimis citados, meus pacotes de biscoito mantenho fechados, o açúcar passei a guardar na geladeira, bolo eu coloco entre uma vasilha com água, dai elas não chegam no bolo, meu quarto é limpo e elas se limitam a cozinha e jardim.
Pra falar a verdade até me sinto beneficiados com elas aqui agora que convivo bem com elas, elas animam o ambiente, hsuahsuhsa isso não é brincando nem exagero meu, é comprovado que animais trazem sensações boas ao serem observados pois distraem e entretêm o cérebro, se eu for pra cozinha de noite triste, entrar nela, os moveis todos parados, as paredes de concreto me mantendo preso, tudo sem dinâmica, lá por que estão lá e não se mexem, é melancólico, mas se eu entro na cozinha e tem algo me chamando atenção, um dinamismo, um ser animado, automaticamente mesmo se eles me incomodarem o ar de melancolia é diminuído e facilita eu sair do estado de tristeza. E como não me incomodam e eu particularmente (não leve esta parte como argumento, pois é particular) eu me divirto com elas, fico observando e até to descobrindo os hábitos, descobri até que elas dormem! E filmei pra postar aqui! Quando eu passar pro youtube posto aqui! Very Happy

E quanto o fator moral de desejar ser uma assassina a sangue frio pra não perder tempo e não sofrer por culpa não preciso falar nada né?
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS! - Página 5 Empty Re: CACHORROS SÃO MORTOS A PAULADAS!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos