Fórum Ilha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Menores infratores: Culpados ou vítimas?

3 participantes

Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Emy Qui Jun 28, 2012 7:58 pm

Lembro como se fosse hoje do dia em que minha professora me passou uma redação com esse tema, e fiquei horas olhando para o papel tentando encontrar que lado defender. Argumentos não faltam pra nenhum dos dois, mas vamos tentar descobrir, qual é o lado "mais correto"?

A maioridade penal no Brasil ocorre aos 18 anos, segundo o artigo 27 do Código Penal, reforçado pelo artigo 228 da Constituição Federal de 1988 e pelo artigo 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/90).
Os crimes praticados por menores de 18 anos são legalmente chamados de “atos infracionais” e seus praticantes de “adolescentes em conflito com a lei” ou de "menores infratores". As penalidades previstas são chamadas de “medidas socioeducativas” e se restringem apenas a adolescentes (pessoas com idade compreendida entre 12 anos de idade completos e 18 anos de idade incompletos. Todavia, a medida socioeducativa de internação poderá ser excepcionalmente aplicada ao jovem de até 21 anos, caso tenha cometido o ato aos 17 anos). O ECA estabelece, em seu artigo 121, § 3º, quanto ao adolescente em conflito com a lei, que “em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos”, por cada ato infracional grave. Após esse período, ele passará ao sistema de liberdade assistida ou semi-liberdade, podendo retornar ao regime fechado no caso de mau-comportamento.
(Fonte)

Muitos defendem que adolescentes devem pagar por seus erros assim como adultos, logo não concordam com a maioridade penal apenas aos 18 anos, uma vez que um garoto de 17 (por exemplo) já tem consciência de seus erros. Outros (como eu, até o momento), acham que deve haver sim a maioridade penal, uma vez que jovens adolescentes fazem o que foram ensinados a fazer, e muitos não aprendem desde cedo o que é certo e errado (me refiro então à crianças que já nasceram em um ambiente hostil aprendendo a portar uma arma tanto quanto aprende a andar e falar).
Mas e qual a opinião de vocês? O assunto começou em outro tópico, resolvi trazer pra cá pra saber o que cada um realmente pensa, e talvez até mudar minha forma de pensar. E ai, o que acham dessa lei?
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Srta Gaiia Sex Jun 29, 2012 3:33 pm

Na minha opinião qualquer pessoa que cometer um crime deve pagar pelos seu atos, e adolescentes devem sim ser julgados com adulto. Pois se sempre que um jovem cometer um "ato infracional" for absolvido e todos passando a mão na cabeça, logo ele vai que sempre vai se livrar das consequencias. Nos EUA crianças e adolescentes recebem julgamento igual a o de um adulto, tem até prisão perpetua, menos a pena de morte, e aqui no nosso maravilhoso país todos fecham os olhos para os absurdos que estao acontecendo.
Pode dizer se eu estiver mentindo, hoje em dia você liga a tv quem você ve sendo preso com mais frequencia? Adultos ou menores?
Srta Gaiia
Srta Gaiia
Nivel 15

Mensagens : 152
Pontos de reputação : 1
Data de inscrição : 05/05/2012
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Emy Dom Jul 01, 2012 4:28 pm

Adultos, obviamente, mas eu acho que é fácil falar assim quando a gente cresceu com alguém nos falando que é errado matar e roubar e tal, porque desde pequenos fomos ensinados a fazer o que é certo e acho que nunca faltou nada pra nenhum de nós. Mas eu acho que não faria muito diferente do que esses jovens infratores se tivesse crescido no mesmo ambiente que a maioria deles, com violência em todo lado, sem saber bem quais são as minhas opções de vida, e não saber nem como lutar por elas... Não to falando que não devem ser punidos pelo que fazem, afinal se os pais não ensinam, alguém precisa ensinar. Mas não acho nenhum pouco justo uma prisão perpétua ou algo do tipo pra uma pessoa assim (claro, se ele nunca tiver tido a oportunidade de aprender o que é certo). Tipo, eu sei que eles fazem coisas erradas que prejudicam pessoas inocentes e tal, mas eles vão receber prisão perpétua sem nem saber bem o que tavam fazendo? Não, acho que a pena deve ser diferente, eles devem ser colocados em um ambiente de aprendizagem, não de punição. Pra aprenderem que fez algo errado, e que tem a chance de mudar. E claro, depois que fossem liberados, recebecem condições pra continuarem fazendo o que é certo e serem punidos de forma mais rígida se voltassem a repetir o erro.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por bombsb Ter Jul 03, 2012 2:10 am

olha eu acho que não tem nada vê isso de
*oh ele cresceu na favela, ele eh coitadinho, ele roubou a farmácia do centro, pq ele nunca teve condições financeiras.....***
soh tenho uma coisa a dize fod@$&......
nós (humanos) lutamos por direitos iguais a todas as raças, cores e nacionalidades.....
agora pq um criminoso de 15 anos eh menos criminoso que um criminoso de 19 anos????
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Emy Qua Jul 04, 2012 2:12 pm

Não to falando de condições financeiras, to falando do que eles aprenderam ou não aprenderam.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por bombsb Qua Jul 04, 2012 3:37 pm

sim sim minha flor......
'n teve condições financeiras'' eh oque todo mundo fala.....
mas meus irmãos por exemplo, 1 deles tah preso.....
minha mãe me deu a mesma educação e ele que foi rouba.....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Emy Qua Jul 04, 2012 3:42 pm

Mas eu não falo dessas pessoas, acho que essas não merecem segunda chance porque eles sempre souberam o que deviam fazer e viveram em um ambiente bom.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Srta Gaiia Qua Jul 04, 2012 11:16 pm

bombsb escreveu:olha eu acho que não tem nada vê isso de
*oh ele cresceu na favela, ele eh coitadinho, ele roubou a farmácia do centro, pq ele nunca teve condições financeiras.....***
soh tenho uma coisa a dize fod@$&......
nós (humanos) lutamos por direitos iguais a todas as raças, cores e nacionalidades.....
agora pq um criminoso de 15 anos eh menos criminoso que um criminoso de 19 anos????

Concordo plenamente com oqe o bombsb disse , lutamos tanto por direitos iguais, e um jovem que comete um crime, é menos criminoso do que um de maior idade? Punição igual para todos, mais mesmo assim a justiça é falha para quem merece, falo isso por experiencia propria
Srta Gaiia
Srta Gaiia
Nivel 15

Mensagens : 152
Pontos de reputação : 1
Data de inscrição : 05/05/2012
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Emy Qui Jul 05, 2012 6:45 pm

Concordo que a justiça é falha (e em muitos casos acaba sendo inevitável), e também acho que a minha opinião seria mt falha na prática. Mas sei lá, ainda penso que jovens infratores devem ter chances de aprender. É difícil alguém mudar realmente, mas...
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por bombsb Sáb Set 08, 2012 11:44 am

eu sinceramente acho que depende do crime....
pu+@ m&R7)@, essa policia são um bando de C0R/\/0, agente chama eles e eles não vem....
quando vem soh falam merda..... Mad
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Menores infratores: Culpados ou vítimas? Empty Re: Menores infratores: Culpados ou vítimas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos