Fórum Ilha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Ftcv Sáb Fev 04, 2012 5:59 pm

Em uma sociedade onde as pessoas articuladas e bem falantes são mais valorizadas, poucos reconhecem a importância dos introvertidos. Mas o poder deste grupo para promover mudanças é muito maior do que se imagina. É o que defende a escritora americana Susan Cain, autora de uma badalada obra sobre o assunto.

“Quiet: the power of the introverts” (na tradução literal, “Quieto: o poder dos introvertidos”) é um livro que fala de relações interpessoais. A autora critica algumas convenções sociais básicas, como o trabalho coletivo. Muitas escolas ou empresas estimulam o conceito de “trabalho em equipe”, que supostamente estimula a criatividade e a busca por soluções. Isso é um erro, de acordo com Susan, já que a maior parte das grandes realizações humanas foi alcançada por pessoas que agiram sozinhas.

A escritora explica que uma série de experimentos psicológicos, desde os anos 50, tem comprovado que o trabalho coletivo “mascara” aquilo que cada indivíduo realmente pensa, já que todos se preocupam em ter a opinião recebida pelo grupo. Logo, a criatividade de cada um é atrofiada, e não estimulada.

A introversão, segundo ela, é frequentemente confundida com falta de iniciativa e criatividade, mas isso é um conceito falso. Susan não defende que os trabalhos em equipe sejam abolidos. É preciso ter em mente, contudo, que nem sempre aquele que fala mais em um grupo deve ser o líder. Pessoas introvertidas podem liderar muito bem em determinadas situações.

O cenário que envolve o introvertido é determinante para dizer quem ele é. Susan conta, por exemplo, que uma pessoa introvertida chega até a salivar mais do que um extrovertido ao beber algo que estimule sensações mais fortes, como um suco de limão, porque reage à intensidade de maneira diferente.

E estas reações ao meio externo, segundo a escritora, são a chave para entender os tímidos. Isso porque os lugares que frequentamos – instituições de ensino, de trabalho e centros religiosos, por exemplo – são designados a exaltar aqueles que se destacam, que são vistos. Aqueles que gostam de passar mais tempo consigo mesmos tendem a ser relegados a um segundo plano.

Segundo a pesquisa da escritora, entre um terço e metade das pessoas podem ser consideradas introvertidas. É natural que elas tentem negar essa condição – se forçando, por exemplo, a ir a festas em que não gostariam de estar, por preferir ficar em casa fazendo algo sozinhas -, pois desde sempre foram educadas para agir de forma extrovertida.

O que Susan recomenda, dessa maneira, é que a sociedade evite valorizar os extrovertidos em todas as situações, pois nem sempre eles são os mais adequados para realizar alguma coisa. É preciso ter sensibilidade para reconhecer que tipo de contribuição ao grupo cada introvertido pode dar. É claro que o primeiro passo para isso, segundo ela, é se livrar do preconceito contra este tipo de pessoa.


Fonte


Última edição por Ftcv em Seg Fev 06, 2012 8:18 pm, editado 1 vez(es)
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Seg Fev 06, 2012 12:51 am

Eu acho que concordo, mas não completamente. Às vezes é difícil deixar um introvertido em primeiro plano. Pessoalmente, sempre vou deixar em primeiro plano quem vem conversar comigo, e não alguém que esteja em um canto sem querer falar. Isso não significa que eu pense que o introvertido tem menor capacidade. E se um dia eu tiver que contratar alguém, se ambos currículos forem igualmente bons, as chances de o extrovertido ganhar um emprego conversando comigo e me mostrando que merece trabalhar é bem maior que as chances do introvertido, que não vai dizer muita coisa. O que quero dizer é que, além de trabalhar bem (ou fazer qualquer outra coisa), temos que aprender a nos relacionar, porque isso nos abre muitas portas. Os introvertidos podem sim ser geniais, e se realmente têm capacidade, de uma forma ou de outra vão chegar ao topo. Mas não é fácil querer que alguém que se esconde apareça mais do que alguém que tenta aparecer. Não deixamos os introvertidos em segundo plano, eles mesmos se colocam nessa posição na maioria das vezes, e isso por uma questão de personalidade, não é errado. Só que se acontece assim, não dá pra esperar outro resultado. Pelo menos eu acho.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Ftcv Qui Fev 09, 2012 5:13 pm

Mas a sociedade te acostumou a valorizar mais os extrovertidos, no sentido de que, imagine essa entrevista de emprego novamente, o introvertido responde suas perguntas de forma objetiva e direta, ele diz o que você quer e precisar ouvir apenas e nada mais, já o extrovertido responde suas perguntas e fala mais, fala coisas desnecessárias, coisas que você não perguntou e coisas que não fazem sentido nenhum pra entrevista, mas de uma maneira que não incomode, você tende a contratar o extrovertido pois ele conquistou você, mesmo que as respostas dele sejam piores, você foi treinada pela sociedade a valorizar aquilo, você se sente mais segura com ele sendo mais "social" .
E logo o introvertido que era muito mais capaz e respondeu de forma direta, sem buscar ganhar intimidade com você, apenas mostrando as qualidades dele de forma clara e objetiva, você rejeitou. Apenas por ele ser introvertido!
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Sex Fev 10, 2012 8:36 pm

É, isso é verdade, não dá pra negar. Fica complicado, então de certa forma eles são mesmo rejeitados. Mas sei lá, não é só a sociedade que acostumou as pessoas assim. É só pq assim que acontece, se uma pessoa consegue te convencer do que ela quer, vc acaba dando isso a ela. É mais um instinto, não é algo que a gente aprende. Pelo menos eu acho.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Qua maio 23, 2012 3:53 pm

na verdade o instinto é basicamente um reflexo das ações que vc presenciou quando criava consciência. a sociedade em sua volta fez vc assim, eu por exemplo sou muito quieto e introvertido no meio de pessoas que não conheço, oque não quer dizer que eu não as responda e ou seja educado.

Embarassed What a Face Embarassed
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por cloud Sáb Jun 16, 2012 10:35 am

bombsb escreveu:na verdade o instinto é basicamente um reflexo das ações que vc presenciou quando criava consciência. a sociedade em sua volta fez vc assim, eu por exemplo sou muito quieto e introvertido no meio de pessoas que não conheço, oque não quer dizer que eu não as responda e ou seja educado.

Embarassed What a Face Embarassed

Sim,
O problema é que essa sociedade definiu que os tímidos são uma espécie de doentes reclusos.
cloud
cloud
Nivel 21

Mensagens : 406
Pontos de reputação : 30
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Dom Jun 17, 2012 12:03 pm

exato..............

eu por exemplo me ferro nas apresentações da escola pq odeio aparecer, tipo ser o centro das atenções de mais que duas pessoas, e tipo não querendo me gabar mas eu so o melhor do meu colégio, e odeio ler minhas respostas e ou coisas desse tipo...
vejam meu teste de fobia social....
a eh eu pareci meio que arrogante no me lastimante post anterior, eu so na verdade muito educado, tímido e recluso com pessoas que não conheço.......
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Dom Jun 17, 2012 11:52 pm

Não acho que a sociedade definiu algo como "os sociáveis são melhores" e ponto final, acho que só acontece. Os tímidos podem ser incríveis, mas eles procuram esconder o que fazem. Olha só, o bombsb pode ter feito uma resposta incrível, mas quem leu a resposta em voz alta foi um garoto que fez uma resposta boa. Se ninguém conhecesse nenhum dos dois, todo mundo ia pensar "poxa, a resposta daquele garoto foi muito boa, ele deve ser realmente muito inteligente", e a resposta do bombsb não chegou nem a ser conhecida porque ele não disse. Não to dizendo que é algo ruim, é uma opção dele, e ele não vai ficar menos inteligente por isso nem nada do tipo. O problema é que enquanto o tímido esconde o que tem de melhor, o sociável mostra pra todo mundo, e ai as pessoas ficam com a falsa impressão de que o sociável deve ser melhor do que aquele que não fala nada, afinal, se ele não diz, nem sempre dá pra saber.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Seg Jun 18, 2012 3:55 am

pufff....
ah emy vc é muito....
pufff...
sério....
puffff....
eu nunca penso na mesma direção que ti...
pufff....
emy vc é d++++...
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Seg Jun 18, 2012 6:42 am

Ah cara, que isso, são seus olhos *-*
Daqui a pouco o ftcv chega e diz que eu to errada kkkk
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Seg Jun 18, 2012 1:57 pm

mas tu não tá e o felipe não pode dizer que vc tah pq não tah, eu percebi, lendo seus textos que se eu não mostro oque faço, eu não vou ser reconhecido pelo que faço, decidi tbm que daqui por diante vou mostrar o meu potencial, e viver de maneira mas corajosa....
e o felipe que num venha contraria-lá pq eu coloco nitroglicerina nele e acendo um fosforo......... Mad
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Seg Jun 18, 2012 9:40 pm

KKK to rindo! Bem, na minha opinião isso é uma coisa boa, mostrar nosso trabalho. Mas ai tem que ter um cuidado enorme, pq se vc tiver uma boa ideia e contar pra quem não deve, alguém pode colocar em pratica antes que você e ficar com todo o credito.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Ter Jun 19, 2012 2:38 am

não minha cara lady não falarei oque não devo para os que querem apenas meu trabalho...
eu ajudo muita gente assim não me preocupo com quem está perto de min...
a sempre os que me odeiam são os que não podem ver as pessoas se dando bem.....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Ter Jun 19, 2012 2:55 am

Se chama inveja! E tem que tomar cuidado com isso, às vezes as pessoas próximas também são perigosas
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Ter Jun 19, 2012 4:13 am

emy minha cara eu não corro perigo onde estou.....
bem se corre-se eu corria Very Happy .......
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Ftcv Ter Jun 19, 2012 5:58 am

Só pra constar Emy tá totalmente errada, ela vai contra o estudo que originou o tópico inclusive, diz que os tímidos não conseguem realizações mas o texto mesmo diz que são eles que mudam o mundo!
Ok! To exagerando só de brincadeira com vocês, o texto nem falou desse detalhe de Emy, focou em outra coisa,, o texto explica que alguns casos de ser extrovertido e trabalhar em grupo é ruim, pois você segue a ideia do grupo e não a sua, vc tende a freiar sua criatividade ao invés de aprimorar ela.

O que Emy falou está certo como bombsb disse, é importante saber mostrar suas ideias!
Porém nem sempre é bom se obrigar a se encaixar em grupos, você pode trabalhar por si só e isso pode ser melhor que se envolver em equipe!
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Ter Jun 19, 2012 6:11 am

espera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
de que lado vc está? vareta????
eu sei que as vezes uma coisa eh boa outras vezes não.........
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Qua Jun 20, 2012 7:29 am

eu fiz um seminário de 20min hoje, na frente da minha turma na aula de biologia, sobre a superclasse pisces, do filo chordata, no subfilo vertebrata.....
eu me superei........
mostrei pra que vou a escola.....
Emy te doro.....
vc é mesmo d+....
na terça feira passada eu não ia apresenta.....
mas depois do que vc escreveu eu fui e confiante, ainda...........
eeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Qua Jun 20, 2012 10:53 am

Haha, assim que se diz garoto!! Eu ADORO quando tem trabalhos tipo testro pra apresentar pra turma toda... Pra escola toda então... A vida inteira implorei pelos papéis principais KKK
Ano passado tive que gravar um vídeo com meus amigos, eu peguei o papel principal KKK eu lembro que a professora mostrou todos os trabalhos pra todas as turmas, todo mundo fez mt nas coxas... Mas eu e meu grupo fizemos mt massa, ficou incrível *OO* daquele doa em diante todo mundo começou a me chamar de diva, foi lindo *---* KKK
Se um dia meu amigo postar no YouTube eu juro que mostro pra vcs *-*
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Qua Jun 20, 2012 5:05 pm

que legal.......
eu expliquei tudo certinho.....
pena que as idiotas do meu grupo ficaram se embaçando......
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Emy Qua Jun 20, 2012 7:45 pm

Sério? O que eles fizeram?
Mas veja só, como vc é tímido talvez nem seja tão ruim. Pelo menos assim não fica todo mundo com o foco só em vc.
Emy
Emy
Nivel 25

Mensagens : 1284
Pontos de reputação : 38
Data de inscrição : 19/05/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Ftcv Qua Jun 20, 2012 9:14 pm

Eu to do lado da pesquisa, e concordando que isso que Emy falou está certo, ela não contradiz a pesquisa!
Mas que show! Graças ao fórum, bombsb tá vencendo a timidez e mostrando sua capacidade! Eu gosto disso no fórum!
Eu tinha muito nervosismo de apresentação em grupo, muito mesmo, eu desistia de várias, eu tremia muito, e tudo mais!
Mas meu pai disse que era pra eu ir mesmo tímido, que dai eu ia vencendo a timidez, eu fiz isso e hoje me dia eu gosto de apresentar também, e faço isso bem!
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Qua Jun 20, 2012 11:45 pm

ao fórum e a Lady Emy....
eu percebi que vc tem um jeito mais tímido pela sua foto.....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Ftcv Qui Jun 21, 2012 12:49 am

Você quem? Eu?
Qual foto? Do meu avatar? sahsuahsuha
Ftcv
Ftcv
Nivel 26

Mensagens : 2070
Pontos de reputação : 55
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 32
Localização : Salvador Bahia

https://forumilha.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por bombsb Qui Jun 21, 2012 6:13 am

vc felipe.....
a do seu avatar, né????dammm....
bombsb
bombsb
Nivel 22

Mensagens : 670
Pontos de reputação : 2
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 27
Localização : PONTA GROSSA, PR

http://redstar-histories.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo Empty Re: Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos